top of page

Através de várias medições que temos feito ao longo destes dias já chegamos a algumas conclusões:
 

 

  • A partir dos vários testes realizados verificámos que os carregadores de telemóvel mais recentes não criaram à sua volta campos magnéticos mensuráveis. No entanto, no carregador do dispositivo de medições  acontece o oposto , o que nos leva a querer que estará menos isolado.

  • Carregadores de telemóvel mais recentes

  • Carregador do dispositivo de medições

  • Como muitos de nós usamamos auriculares regularmente, decidimos ver se eram detetados camposm magnéticos. Concluímos que embora sejam valores mínimos (16,65 nT), os auriculares criam campos magnéticos quando ligados a algum dispositivo.

  • A ligação à rede móvel não gera campos magnéticos mensuráveis (quer em chamadas quer na utilização de dados móveis). Quando o telemóvel está ligado ao Wi-Fi é detectado um campo magnético que chega apenas aos 28 nT (quando se mede com o aparelho encostado ao telemóvel).

  • Em situações nas quais o telemóvel está ligado ao Wi-Fi e realiza chamadas, o campo magnético medido pode chegar aos 54 nT o que pode indicar que para conseguir manter as duas ligações o telemóvel tem de emitir um maior campo magnético de maneira a  poder comunicar tanto com a rede móvel como com a rede Wi-Fi.

Medições do Campo Magnético produzido por uma telefonia

    Com esta e outras medições efetuadas verificámos que o valor do campo magnético sofre uma diminuição exponencial com o aumento da distância do sensor à telefonia, como observado no gráfico.

   Verificámos também que os valores do campo magnético emitidos por telefonias atuais e mesmo telemóveis/wifi são muito inferiores aos emitidos por aparelhos mais antigos. Constatámos, por isso, que a preocupação com a diminuição das emissões de campos magnético e elétrico, presente na legislação, é cumprida pelos produtores destes equipamentos.

     Contudo, também deveremos ter em conta o "princípio da precaução" e deste modo moderar a exposição, de crianças e orgãos mais sensíveis, às radiações produzidas por equipamentos de comunicações. 

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
bottom of page